A valiosa relação entre pais e filhos

17 de novembro de 2023
Compartilhe:

A relação com os pais é uma das mais importantes na vida de qualquer pessoa. Logo, é fundamental uma relação saudável com nossas crianças, para que se sintam apoiadas e amadas, do contrário, a carência afetiva pode acarretar à sensação de impotência ou desamparo diante dos desafios da vida.
Um bom relacionamento deve ter início antes mesmo do nascimento do bebê e assim perdurar pelos próximos anos. Nesse sentido, é preciso considerar que é a partir das relações estabelecidas com a família, que a criança aprende a se relacionar com as outras pessoas e a entender sua própria autoestima.
Assim, quando esta criança, ao se tornar adulto, constituir família e tiver filhos, utilizará a sua referência de família para o desenvolvimento desta nova família. Da mesma forma, o jovem será capaz de construir relações saudáveis com as outras pessoas ao longo de sua vida. Dando aos pares de suas relações, o que recebeu durante a sua constituição enquanto sujeito. Ou, você já viu alguém dar o que nunca recebeu?
Ainda pensando na constituição do indivíduo, o bom relacionamento entre pais e filhos é fundamental para a criança crescer com segurança, confiança e autonomia. Dessa maneira, ela aprende a ter respeito ao próximo e a identificar o que realmente importa. Além disso, a relação familiar vai influenciar diretamente os valores das próximas gerações.
Já sobre os conflitos que surgem na relação entre pais e filhos é percebida sua origem na falta de comunicação dentro de casa. De um lado, os filhos, principalmente na adolescência, geralmente pensam que os pais só querem impor regras e proibir. Do outro lado, os pais podem pensar que os filhos só querem permissões. Quando, no final das contas, os conflitos se escondem na dificuldade do diálogo, na busca por atenção e na necessidade de querer ser amado pelo outro.
Importante destacar que cada fase tem as suas peculiaridades, seus desafios, formas de construir e manter uma intimidade que deve perdurar pelo resto da vida. Na infância, os pais geralmente precisam lidar com a impulsividade e a dificuldade que a criança tem de controlar emoções intensas, como a raiva. Na adolescência, a rebeldia e o desaforo dificultam a comunicação saudável dentro de casa. Por parte dos responsáveis, uma postura rígida, que não garante um espaço para a criança se expressar e dizer como se sente, impossibilita a criação de uma intimidade, a qual é tão necessária para os pais conhecerem seus filhos e identificarem como se comunicar com eles e mantê-los próximos.
Outro fator que influencia bastante a relação de pais e filhos é a ausência de tempo. A rotina de trabalho repleta de compromissos, muitas vezes, torna-se uma questão decisiva para a interação familiar.
Uma dica, para superar esse problema, é aproveitar de maneira satisfatória os instantes juntos. Lembre-se de que estamos o tempo todo criando memórias. Por isso, priorize passeios e compromissos capazes de criar momentos agradáveis, fortalecendo o laço entre você e seus filhos. Também é importante ter a consciência de que presentes não suprem a ausência de tempo.
Outra dica é criar regras em conjunto, com a família, como por exemplo, um dia por semana no final do dia, esquecer a TV, o celular, o computador e outros objetos de distração e apenas o diálogo e a relação imperam na família. Ou até mesmo, nas refeições não levar o celular para a mesa, para que todos estejam de fato juntos, vivendo de forma consciente aquele momento.
Uma sugestão valiosa é, se fazer presente em qualquer momento da vida do seu filho, seja ele bom, seja ele mau. Não perca nenhuma das ocasiões especiais, como aquele final do campeonato de futebol ou a apresentação na escola. É um reforço muito positivo para uma criança se sentir apoiada e motivada pelos pais — um sentimento insubstituível.
Outro reforço positivo é reconhecer as habilidades de nossas crianças e saber que os pais se sentem orgulhosos por isso. Mostre como você se sente feliz pelo crescimento e pelas conquistas delas. Afinal, quem não gosta de escutar elogios, não é mesmo? Essas atitudes são essenciais para tornar a relação ainda mais próxima.
É importante considerar que muitas coisas, que para os adultos são corriqueiras, para as crianças representam grandes conquistas. Reconheça suas superações diárias, comemore com ela cada avanço no seu processo de desenvolvimento.
Sempre que possível, ensine o que você sabe ao seu filho. Pode ser uma atividade profissional, uma tarefa doméstica. Não desperdice nenhum momento de aprendizagem, pois isso colabora fortemente para a relação entre pais e filhos. Além disso, seus conhecimentos e suas histórias passarão adiante até as próximas gerações.
Da mesma maneira, você pode aprender com o seu filho. Considere essas oportunidades como trocas importantes para aproximar a família. Por isso, fale sobre as coisas que sabe, mas esteja aberto a ouvir e aprender mais. As crianças também têm coisas incríveis a ensinar.
As relações sólidas e saudáveis devem ter como base o amor, portanto, o relacionamento entre pais e filhos não poderia ser diferente. Ame seu filho e deixe-o saber disso em qualquer situação. Aceite as particularidades de cada um e, por mais que ele cometa deslizes ou tome decisões com as quais você não concorda, não deixe de amá-lo e apoiá-lo.
Nesse sentido, quando em algum momento os filhos não se sentem amados pela família, toda a relação que vocês construíram ao longo da vida fica abalada. É preciso ter firmeza quando necessário, orientar sobre assuntos importantes. Até nos momentos de conflito os filhos precisam saber o quanto são amados.
A fim de manter o relacionamento familiar, também é importante dar liberdade ao seu filho. Deixe-o se expressar, nas brincadeiras de faz de conta, por meio de conversas. É fundamental para a construção da personalidade de cada um. Não imponha o que você gosta, afinal, cada pessoa é única.
É preciso que as relações em casa sejam baseadas na confiança e no respeito. Assim, quando existe diálogo, a liberdade acontece naturalmente. Isso estimula a independência e a responsabilidade dos jovens.
Faça críticas construtivas. Os pais têm a função de ajudar na formação dos filhos. Nesse sentido, eles devem se esforçar para que os jovens se desenvolvam da melhor maneira possível. Por isso, fazer críticas construtivas pode ser necessário e importante. Contudo, isso deve ser feito sem julgamentos e com certa delicadeza. Caso a crítica aconteça sem o devido cuidado, a autoestima do seu filho pode ser afetada. Por isso, avalie o melhor momento para falar, ressalte as qualidades da criança e mostre como determinados aspectos poderiam ser melhores.Auxilie a criança no processo de aprendizagem. A participação no cotidiano escolar é muito importante para a relação entre pais e filhos. Portanto, como disse, é preciso estar presente nos eventos realizados pelo colégio, além de ajudar nas tarefas de casa e ouvir o que foi aprendido nas aulas.
Seja referência! As crianças, principalmente as mais novas, aprendem como agir ao observar os adultos. Por isso, não se esqueça de ser um bom modelo a ser seguido. Não faça aquilo que você não quer que seu filho faça — ou tente, pelo menos, não fazer na frente dele. Por exemplo, para ele desligar o celular durante o estudo, evite mexer no aparelho enquanto conversa com o pequeno.
É preciso destacar que a hierarquia da família não pode ser quebrada, por mais próxima que seja a relação entre os pais e filhos — a amizade e o amor devem existir, mas o respeito e a autoridade não devem ser deixados de lado. É justamente esse equilíbrio o grande desafio para oferecer uma boa educação às crianças.
Lembre-se: todos gostamos de afeto, logo se queremos recebê-lo é conveniente estar disponível para dar. Os abraços, os beijos, a atenção são fórmulas mágicas para a aquisição de boa disposição na família. A relação entre pais e filhos é única, nenhuma outra no mundo pode substituir essa.
Agora pense: quantos “comportamentos de afeto” demonstra diariamente com aqueles que lhe são mais próximos? Ser gentil, sorrir, compreender, amar e, também, errar fazem parte do repertório de uma vida, da vida em família. Mais diálogo, mais tempo, mais respeito, mais afeto e a relação saudável acabará por crescer com vida!

Educação RespeitosaNight Tênis