Lapidando Cidadãos

Projetos
  • Lapidando Cidadãos
    Lapidando Cidadãos através do Tênis
  • O Projeto

    O projeto foi idealizado em 2016 pelo Promotor de Justiça Luís Augusto Gonçalves Costa e se tornou realidade através da Associação dos Meninos e Meninas Assistidos-AMMA, que atua desde 1969 na Cidade de Vacaria. O intuito é de difundir o tênis em todas as classe sociais, especialmente para crianças e adolescentes vulneráveis, transmitindo valores para a vida que esse esporte de forma lúdica proporciona e, ainda, possibilitar encontrar atletas que possam representar o país nesta modalidade. 

    Atualmente o projeto é dividido em núcleos (AMMA, Caxias do Sul e Santa Teresa) e subprojetos (Lapidando Tenistas, Emponderando Tenistas e Lapidando Padelistas)

     

    Núcleo AMMA: Neste núcleo de massificação, com mais de 300 participantes, o projeto funciona com turmas maiores e aulas semanais, visando apresentar o esporte aos beneficiários e transmitir os valores, bem como encontrar crianças para participar do Lapidando Tenistas – equipe.

    No núcleo AMMA é proporcionado refeições e diversas outras atividades durante todos os dias no contraturno escolar , seguindo as diretrizes do programa Florescer do Instituto Elisabetha Randon.

     

    Núcleo Caxias do Sul: Em parceria com o Clube Cruzeiro e com o Instituto Elisabetha Randon, foi inaugurado em 2020 este novo núcleo para beneficiários do Programa Florescer de Caxias do Sul.

    • Atualmente 130 crianças jogam tênis semanalmente e no restante do contraturno escolar participam das atividades do Florescer.
    • Futuramente a idéia é abrir a possibilidade de um maior aprimoramento para aqueles que mais se identificaram com o esporte.

     

    Núcleo Santa Teresa: Neste complexo de 05 quadras de tênis cobertas e uma aberta, é visado um maior desenvolvimento na prática do tênis, sendo que no mínimo é proporcionado duas horas/aula por semana de tênis aos participantes.

    São atendidos crianças e adolescentes das mais variadas classes sociais. A palavra de ordem neste núcleo é a EQUIDADE, o “dar mais” a quem precisa para de fato se igualarem. E, dentro da quadra, os participantes buscam a interação sem as amarras sociais, e, desta forma, juntos procuram evoluir como seres humanos.

    Lapidando Tenistas: Atende crianças a partir dos oito anos de idade e, ao utilizar a ferramenta do esporte, visa a transformação social, pois, de forma lúdica, transmite valores e princípios de cidadania, o que proporciona o crescimento do indivíduo.

    Os treinos destes são intensificados para no mínimo três vezes na semana, seguindo os níveis de carga horária dos países mais evoluídos neste esporte.

     

    Empoderando Tenistas: O subprojeto consiste em formar uma equipe feminina de jovens jogadoras de 12 a 18 anos, onde se dará todas as oportunidades de jogar tênis de forma competitiva, oferecendo formação interdisciplinar para adquirirem as habilidades trazidas pelo esporte e aplicáveis a outras áreas da vida como: foco, disciplina, persistência, trabalho em equipe, liderança e fortalecimento da autoestima.

     

    Lapidando Padelistas: O objetivo é proporcionar outra modalidade como opção às crianças e adolescentes de Vacaria, sendo o primeiro Projeto Social na modalidade Pádel do Brasil.

    Atende crianças a partir dos oito anos de idade e, ao utilizar a ferramenta do esporte, visa a transformação social, agregando valores à sociedade, proporcionando crescimento da formação do indivíduo, pois estimula, de forma lúdica inclusive, valores e princípios de cidadania. 

     

    Onde Lê-se: Conheça um pouco mais do projeto Lapidando Cidadãos baixando o arquivo PDF abaixo, com a apresentação completa do programa.

    Arquivo