Importância do alongamento durante as competições e jogos de tênis

28 de fevereiro de 2021
Compartilhe:

O alongamento é um exercício físico voltado para o ganho da flexibilidade, resultando o afastamento do músculo de um ponto ao outro, com o objetivo de dar mais agilidade, aumentar a elasticidade e a amplitude do movimento muscular.

Muitos profissionais defendem o alongamento antes e depois das atividades físicas, porém existem pesquisas que defendem somente depois das atividades.
Um dos argumentos, é que fazer alongamento antes pode comprometer o desempenho em alguns movimentos, principalmente exercícios que demandam força, pois o alongamento pode induzir a redução de rigidez muscolotendínea e isso diminui a eficácia de produzir força, além de afetar a resistência muscular e diminuir o risco de lesão, se praticado antes dos desportos.
Recomenda-se a fazer alongamentos dinâmicos antes dos treinos e alongamentos estáticos e passivos pós-treino. É importante ressaltar que quando realiza-se exercício muito intenso, o alongamento não deve ser feito de imediato, porém tem que ser feito antes que os músculos se esfriem.
O ideal é que após a atividade intensa, o praticante caminhe por uns 5 a 10 minutos e então, encerra com alongamentos estáticos ou passivos, pois quando acabamos de fazer um exercício, o nosso organismo libera ácido lático através dos músculos deixando as fibras musculares mais rígidas, e consequentemente perde-se um pouco da elasticidade. Assim, os alongamentos estáticos e passivos neste caso contribuirão para uma melhor recuperação muscular.

Bruna Waltrick Menin
CREFITO -5 268853-F

Fisioterapeuta
Projeto Lapidando Tenistas

Orlando Luz é embaixador do projeto Lapidando CidadãosForma eficaz de qualidade de vida