Histórias de transformação social através do tênis

5 de julho de 2023
Compartilhe:

Como conseguir uma verdadeira transformação social com tanta desigualdade que presenciamos diariamente?

Uma das respostas está na promoção da educação e do esporte, que é uma excelente alternativa para acabar com essas diferenças. Uma das chaves que modifica a vida de centenas de crianças e adolescentes em Vacaria é o atendimento prestado pela AMMA e pelos projetos Lapidando Cidadãos e Lapidando Tenistas, que hoje totaliza 950 atendimentos diretos e mais de três mil atendimentos de famílias. 

A prova de que projetos como esses trazem resultados está no depoimento de quem teve a sua vida transformada por ele. Nesta reportagem, você vai conhecer a história de uma família de mulheres que buscam através da fé, da educação do esporte superar adversidades e transformar suas vidas.

 

O caminho trilhado pelas filhas Camille, Kauanne, Mariana e Manueli se deve à educação da mãe, Videlvina, mas muito também pelas ações da Associação de Meninos e Meninas- Santa Cecília. No contraturno da AMMA, as meninas foram apresentadas ao tênis através do projeto Lapidando Cidadãos. As gêmeas Mariana e Manueli, 11 anos, destacaram-se e em dois anos já aparecem os resultados. Na pequena casa do bairro São Francisco as jovens já acumulam troféus que são o orgulho de todos. Não pelo resultado, mas pela caminhada. Caminhada de fé para superar as adversidades.

A mãe há cinco anos, precisou buscar forças após um trágico acidente que vitimou o marido. Mesmo ‘sem chão’ buscou na fé, na educação e no esporte o alicerce para viver com dignidade e valores.  Foi através deles que conseguiu modificar a vida de sua família. Ao serem acolhidas pelo tênis, as meninas começaram a ver o mundo de forma diferente e, também, passaram a superar problemas emocionais. “Minhas filhas tinham fortes crises de ansiedade. Eu não sabia mais o que fazer”.

Quando começaram a ter ajuda no reforço escolar, nas aulas de artes, educação para vida e, principalmente, com a inclusão do tênis, tudo mudou.

Kauanne dos Santos frequentou a associação dos 7 aos 15 anos. Com idas e vindas na instituição, a jovem hoje participa de aulas de reforço de tênis. “Uma vez por semana venho para AMMA jogar. Um espaço onde aprendi muito. A ter paciência, a ser mais estratégica e a quadra me ensinou a controlar minhas emoções”.

Kauanne cursa “Tecnologia Multimídia” no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e observa que a educação e o esporte chegam como reais agentes de mudança, transformando perspectivas de futuro e abrindo portas para novos sonhos.

Mariana e Manueli são colegas de tênis no núcleo Santa Teresa e conhecidas pela alegria e determinação. Hoje já conseguem lidar com o fantasma da ansiedade com a ajuda multidisciplinar do projeto. “Aprendi técnicas de respiração e com elas eu consigo superar momentos em quadra, na hora de fazer uma prova ou na rotina em casa”, lembra Manueli.

A mãe analisa que o tênis é dito como um esporte caro, mas através dele, forma gratuita, que as filhas tem um incentivo a mais na vida. “Nas viagens que participam competindo por Vacaria, elas já conhecem algumas cidades do Rio Grande do Sul, fazem novas amizades e ainda participam de um projeto incrível. Sou grata todos dias por isso, agradeço a todos os professores, a equipe que trabalha no dia a dia e ainda muda a realidade de centenas de crianças do nosso município”.

Polícia Civil realiza PAPO DE RESPONSADesafios na Era Digital